sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PELAS BARBAS DE BÁRBARA?/NASCIMENTO DE BÁRBARA/O ESPELHO MÁGICO

(versão ainda não finalizada)

EXT – DIA – TRAILLER DE BÁRBARA
Bárbara está sentada em frente a seu trailler estudando uma tablatura de musica (VER REPERTÓRIO). Se distrai e pega seu espelho de mão - toca e retoca os fios se perde em pensamentos e é sugada por lembranças de sua infância, em específico a data de seu nascimento. Vê a foto dela com sua mãe pregada em uma das paredes - que compõe o cenário do trailler da personagem (VER COMPOSIÇÃO DO TRAILLER DE BÁRBARA) – ou vê a foto no espelho. Imagem: Foto da mãe de Bárbara (Maxima) segurando a filha durante campeonato de levantamento de peso.

ARGUMENTO: Mãe de Bárbara virá a ser a Mulher Mais Forte do Mundo (QUE TAMBÉM É MAXIMUS, O HOMEM MAIS FORTE). Talvez ela tenha se travestido de homem para que a filha tivesse um pai. Bárbara é o resultado de uma mágica (ELIXIR, EXPELHO MÁGICO)feita por Bipo.

INTERIOR – DIA – FEIRA - PASSADO
Maxima é jovem, gorducha, leve bigode português, colã e tênis e munhequeira, passeia por uma feira e de longe vê o circo armado do Bipo (um trailler mágico – VER). É meio desastrada, derruba algumas coisas ao passar. Passeia pela feira, compra um cacho imenso de bananas (tipo um pedaço de bananeira), algumas frutas e vegetais. Carrega a penca de bananas com destreza. Segue rumo ao circo (chamado a curiosidade) que até então é somente o trailler de Bipo. Como se estivesse sido atraída pela mágica.

EXT – DIA – TRAILLER DO BIPO – PASSADO
Máxima, numa espécie de encantamento, é atraída para a tenda de Bipo – o Mágico, Mago. Ele tem um cartaz pregado em frente a seu trailler. O que está escrito no cartaz? Algo do tipo TRANSMUTAÇÃO – ver Homúnculos – ou realize seus desejos?. Ou alguma fotografia? Alguma imagem que remeta a idéia de que é preciso acreditar no seu desejo para que ele se torne realidade. Talvez a idéia seja mais conveniente, posto que Bipo não é um impostor – nem está ali para vender seu trabalho. Bipo é um peregrino. Max visualiza a imagem e conseguintes feixes de luz (preto branco amarelo vermelho) vindos de dentro do trailler.

EXT – DIA – TRAILLER DO BIPO – PASSADO
Bipo passa pela janela do trailler e vai até a porta, onde permanece parado e planando. Bárbara está de fronte ao trailler meio biquiaberta (mastiga – vê-se a gosma da banana) – talvez segurando uma banana descascada – vai mordendo devagar os pedaços no decorrer da cena. Bipo fala com voz em OFF com a mãe de Bárbara (transmissão de pensamento).

OFF (BIPO) e Mãe de Bárbara - TELEPATIA
- As pessoas sempre chegam onde são chamadas... Bem vinda mulher! Vamos entrar? - Mãe de Bárbara apenas entra na tenda de Bipo. Parece tranqüila ou graciosamente hipnotizada. Deixa a penca e as sacolas do lado de fora.

Max os poucos perde a concentração na banana ou em qualquer coisa que esteja a seu redor. Deixa-a cair no chão e vai em direção ao trailler do mágico.

(SUGESTÃO: O QUE BIPO VAI FALAR PARA ELA - respostas)
- DESEJA ALGO MILADY?
- Quero ser a mulher mais forte do mundo.
- Esse é o desejo do seu coração? Você não deve se arrepender... Isso pode ser fatal.
- Sim.
- Você sabe que quando deseja algo isso tem conseqüências – você estará correndo um risco.
- Estou preparada pra isso.
- Lembre-se sempre: Muita gente não está satisfeita com o NARIZ QUE TEM (hoho).

(Lembrar que o nariz, no futuro, será um recurso utilizado por Máximus como disfarce)


INTERIOR – TRAILLER DO BIPO - PASSADO
Bipo lhe dá um ESPELHO MÁGICO. O espelho é o portal entre dois mundos (lembrar que Bipo entra no espelho no piloto – atravessa o portal). Mãe de Bárbara sai do trailler com olhar desconfiado, porém confiante de que sua vida irá melhorar – já que seu desejo mais profundo irá se realizar. O espelho possui a característica de uma superfície polida com poder de refletir – talvez seja interessante algo como um metal embaçado. Mãe de Bárbara sai do trailler caminhando. Bipo olha-a por trás enquanto transmite mais uma mensagem por pensamento:

BIPO (OFF)(VO)
- Agora só depende da sua vontade...

EXTERIOR – TRAILLER DO BIPO – PASSADO
Mãe de Bárbara se distancia do trailler com o espelho mágico em uma das mãos e a penca de bananas - com destreza. PLANO DE COSTAS. Sugere-se aqui que ela já é a mulher mais forte do mundo – só ainda não sabe disso. Ou melhor, não acredita em si mesma. Uma brutamontes desastrada e sentimental – características.

EXTERIOR – RUAS DA CIDADE (PORTUGAL?) – DIA
Mãe de Bárbara (Max) passeia pelas ruas com o cacho de bananas e o espelho em sua mão esquerda. De vez em quando dá uma olhada no espelho. Na primeira olhada faz uma expressão de desgosto – como se pensasse (esta definitivamente não sou eu), pestaneja, pisca. Continua os passos e dá uma segunda olhada. Desta vez parece conferir algo nas laterais da face, imperfeições, dá mais uma piscada. Resolve comer outra banana. Na terceira olhada fixa-se bem na pupila dos olhos – arregala-os. Sugestão: Nesse momento vê o olhar de Bipo – seu olhar se confunde com o de Bipo e ela se perde nessas imagens. O espelho deve engolir quem o olha – como se ali estivesse instalado o EXTRAORDINÁRIO CIRCO DO BIPO. Feixes de cores modificam as formas (trabalhar melhor essa idéia).

INTERIOR – CASA DA MÃE DE BÁRBARA
Max está sentada no sofá com o espelho em mãos. Inicia-se o exercício. O exercício para que a torne a mulher mais forte do mundo não é físico. É o do olhar. Ao olhar para si mesma atravessa uma barreira, coisa difícil de se fazer, principalmente durante uma conversa em que somente o outro – no caso, o interlocutor, que está a perceber as feições de com quem intereja. Olhar-se no espelho é exercício da confiança, controle da projeção. Coisa que Bipo faz com destreza.

PONTO FRACO: Talvez Bipo não consiga ter o controle de sua imagem de menino (ou do próprio menino) porque ouve a própria voz dizendo – ESSE ESTRANHO É VOCÊ.


MAX
- Oh, que técnica mais brutal! (gíria portuguesa – uma coisa fantástica, a coisa que tu mais amaste na vida). Gargalhadas.

INTERIOR – NOITE – FILA DE INSCRIÇÃO PARA O CAMPEONATO DE LEVANTAMENTO DE PESOS
Imagem de Max na fila junto com outros homens fortes. Max finalmente consegue se inscrever em um campeonato de halterofilismo. É a primeira mulher a conseguir tal façanha. No fim, ela consegue preencher a ficha – talvez por ter aparência masculina, ou sugerir a quem a olha força tamanha. Talvez a pessoa que está com os papeis da inscrição (algo como uma espécie de comandante do campeonato.PROMOTOR) se vê hipnotizado. Tenta negar com a boca a inscrição de Max, mas vê-se obrigado a dizer que sim, ela pode, deve participar.

EXTERIOR – DIA - RUAS DA CIDADE
Cartazes divulgam o evento ou promotor sai panfletando pelas ruas. IMPERDÍVEL/INCRÍVEL/VENHAM CONFERIR: primeira mulher do mundo a levantar (300 kg). Campeonato de levantamento de pesos.

Max anda pelas ruas, segura o espelho de fronte até a face. O espelho lhe diz em off – LUTE ATÉ O FIM (voz de Bipo).


INTERIOR – NOITE – CAMPEONADO DE HALTEROFILISMO (LEVANTAMENTO DE PESO) - BASTIDORES
Três competidores homens chegam a final. Max é a única mulher do local. Percebe que o músculo de sua barriga está contraindo enquanto se aquece e tenta se concentrar. Vai para um canto, tira o espelho do bolso. Vozes ruminam ao fundo – do público que clama pela continuidade do campeonado. Olha fixadamente para seus olhos – o espelho responde.

OFF/ESPELHO/VOZ DE BIPO
- Está tudo embaçado.


OFF MÃE DE BARBARA
Oh céus, o que está acontecendo comigo/ ou com esse espelho mágico? (sotaque português) – dá uma sacudida no espelho e o olha novamente.

OFF/ESPELHO/VOZ DE BIPO
- Lute até o fim.


INT – CAMPEONATO DE LEVANTAMENTO DE PESOS - FINAL
Ela continua sentindo dores abdominais – contrações na barriga são visíveis. Faz caras estranhas. Como se estivesse em trabalho de parto. A respiração está ofegante. Confunde-se a isso tudo o nervosismo de ter chegado na final. Não resiste e dá mais uma olhada no espelho.

OFF/MAX
- Será que eu vou conseguir?

OFF/ESPELHO/VOZ DE BIPO
- Improvável, mas possível.


INTERIOR – NOITE – CAMPEONATO DE LEVANTAMENTO DE PESOS – PALCO PRINCIPAL
Os três competidores estão alinhados no palco. O primeiro levanta o peso com dificuldade, deixa cair rapidamente. O segundo não consegue – cai no chão e é vaiado (uhhh). O terceiro levanta os alteres (até agora o melhor) – treme um pouco ao segurar o peso acima da cabeça, sorri meio sem graça, sorriso difícil, e joga a barra no chão. A mãe de Bárbara faz caras bizarras assistindo toda a cena. Está em trabalho de parto. Disfarça e olha pela última vez no espelho.

ESPELHO/OFF/VOZ DE BIPO
- Agora é a hora.

Max agaixa-se para levantar o peso. Faz muita força (ahhh). Faz mais força (uhhh). Mais força (ommm). Consegue levantar a barra até o meio. Se concentra e ergue a barra – e permanece por cerca de 5 segundos com a barra levantada (tempo necessário para vencer a competição. Faz uma cara de riso e choro ao mesmo tempo olhando para o público que está frenético. Terminado o tempo agaixa-se novamente para deixar a barra no chão, com cuidado. Ao olhar para o chão vê Bárbara movimentando os pezinhos e dando risinhos. Bárbara já está com roupinha. Vê-se seu bigodinho. Max olha para Bárbara, e com orgulho exibe seu maior troféu.

FOTO: MAX segurando o troféu e Barbara no colo. (Entra na cena com essa foto que está pregada na parede de seu trailler).

INT – DIA – TRAILLER DE BÁRBARA (DE VOLTA AO PRESENTE)
Bárbara está sorrindo orgulhosa de sua mãe, olhando para sua foto de nascimento (camafeu).

EXT – DIA – TRAILLER DE BÁRBARA
Maximus se aproxima do trailler de Bárbara, que o vê chegando através da janela.

MAXIMUS
- Vamos filha, está na hora do espetáculo!

Sem comentários:

Enviar um comentário