domingo, 29 de julho de 2012

Roteiro (PILOTO) - quadro a quadro


História: O Extraordinário Circo do Bipo
Personagem: Bipo
Episódio Piloto


PÁGINA 1
Quadro 1: Panorâmica. Bipo, personagem com 29 anos, cabelos pretos lisos, grandes bigodes, vestido com uma túnica preta. É alto (1.80) e magro. Ele está deitado em uma cama redonda que fica dentro de seu trailer. Pelo chão há roupas sujas, o guarda-roupas está aberto, há muitos livros na estante. Em frente de sua cama, há uma mesa penteadora com um espelho redondo. Em cima da mesa, cigarros, uma xícara de café e livros. Na parede há um quadro negro ao lado de quadro branco. No meio dos dois quadros, há um mancebo (com nuances Art Noveau), com uma cartola de mágico pendurada de um lado e uma capa preta do outro. Da janela vê-se a sombra da lona do circo. Sugere-se que o personagem está dentro de seu trailer, que é sua casa.

Quadro 2: Close. Bipo está de olhos fechados. Está deitado com a cabeça sobre as duas mãos. Sugere-se que o personagem está usando um anel do humor. Seus lençóis são roxos.

Quadro 3: Close. Bipo está de olhos abertos continua deitado na mesma posição anterior. Vemos seu anel do humor com um pouco mais de brilho.

Quadro 4: Close. Bipo está olhando para seu anel. O anel está com o formato yin yang (metade preto, metade branco).

Quadro 5: Subjetiva de Bipo olhando para o anel, que emite uma luz incandescente (de várias cores). Ao fundo o espelho da penteadeira revela seu perfil de costas. É magro e esguio. Está vestindo uma túnica preta.

Quadro 6: Panorâmica de Bipo de pé olhando para a janela. Do lado de fora há uma paisagem de uma cidade aparentemente destruída – como se tivesse acontecido um bombardeio. Há o espectro de uma roda gigante, também como se tivesse sido incendiada na noite anterior. Há carros antigos batidos, árvores grotescas contorcidas, como se estivessem queimadas (contornos Art Noveau, espiralados). No meio a lona do circo colorida denota um contraste  com a paisagem sombria. Há também a sombra de 2 trailers nos cantos direito e esquerdo – em lugares distantes.
Balão recordatório (narrador-personagem): Uma sexta-feira qualquer. Eu tinha acabado de acordar e estava tentando me lembrar do meu sonho. Sempre faço isso. Todos os dias, mesma coisa.
Balão de fala: “Droga! Por que eu fui armar esse circo nesse lugar bizarro. Teria ido para o Leste se o Zé não tivesse insistido tanto que precisávamos vir aqui.”


PÁGINA 2
Quadro 1: Plano médio de Bipo acendendo um cigarro. Ao fundo, a cartola que está pendurada no mancebo fica logo acima de sua cabeça. Sugere-se que a cartola está “pairando” sobre Bipo.
Balão recordatório (narrador-personagem): A segunda coisa que faço ao acordar é acender um cigarro e pegar o café do dia anterior.  É isso que chamo de Café da manhã dos campeões!

Quadro 2: Close de Bipo soltando a fumaça, que forma um balão de ideias. A cartola continua pairando sobre sua cabeça. Segura uma xícara de café na mão que está com o anel, que está branco
Balão de fala (dentro da fumaça): “Tomo café frio todos os dias de manhã. E é isso me faz acordar.”

Quadro 3: Panorâmica superior da cidade destruída. Há prédios bombardeados. Nenhuma pessoa a vista. Vestígios de sangue – há uma poça vermelha no centro do quadro com o vulto de um corpo estendido. De cima vemos os destroços de uma cidade. Infere-se uma Guerra Civil. Em meio a paisagem destruída, a lona colorida do circo, que destoa, por meio de cores vivas (vermelho, amarelo, azul, verde) dos escombros acinzentados.
Balão recordatório (narrador-personagem): Sexta-feira, 21 de março de 2032. Mais um dia nesse mundinho asqueroso e ordinário.

Quadro 4: Panorâmica superior da cidade destruída. Mais foco na poça vermelha. Vemos que o vulto é um mendigo esquálido, que está tomando o líquido vermelho.
Balão recordatório  (narrador-personagem):: Os humanos foram absorvidos pela lógica da produção industrial e se transformaram em produtos estúpidos. Fraude em hospitais.

Quadro 5: Close no mendigo segurando com as duas mãos a poça vermelha. Sua pele é enrugada. Seus olhos estão estourados e arregalados. Ao fundo a sombra da roda gigante queimada.
Balão recordatório (narrador-personagem):: Mendigos famintos no zoológico urbano se alimentam de suas próprias carnes.

Quadro 6: Plano Médio da roda gigante e da lona do circo. Há um cartaz na entrada da lona com a imagem de Bipo como mestre de cena (mágico do espetáculo), com uma cartola na cabeça. Está com trajes de cena. Está escrito no cartaz “O Extraordinário Circo do Bipo”. Ao fundo, vultos negros dos carros bombardeados.
Balão recordatório  (narrador-personagem):: Os fantasmas devem estar se divertindo.


PÁGINA 3
Quadro 1: Subjetiva de Bipo olhando para o circo.  Ele está parado na porta do Trailer, com um cigarro na boca e a xícara de café frio na mão esquerda.
Balão recordatório  (narrador-personagem): Seria isso O real ‘Grande Espetáculo da Terra’?

Quadro 2: Plano médio dos carros bombardeados. Dentro deles há máquinas, como GPS, televisão, computador, que parecem ainda funcionar mesmo eles estando despedaçados e queimados. Há sinais eletrônicos, interferências eletromagnéticas no ar.
Balão recordatório  (narrador-personagem): Estamos em pleno século 21, uma época cheia de máquinas e automatismos. Já não há mais quase ninguém com vontade própria.

Quadro 3: Panorâmica de uma usina emanando gases tóxicos.
Balão recordatório (narrador-personagem): Vazamento de gás no centro da cidade interdita o trânsito.

Quadro 3: Portrait em tom envelhecido de um menino que foi atingido pelos gases tóxicos. Há um menino sentado em uma caixa com as panturrilhas da perna inchadas (elefantíase). Ver imagens do acidente nuclear da Usina Nuclear de Chernobill.

Quadro 4: Portrait em tom envelhecido de um pai sentado numa cadeira segurando o filho com um crânio gigante. O pai está olhando para a câmera, com as sobrancelhas arqueadas, como se estivesse perguntando para o leitor o que ele sente. O menino, em seu colo, está de olhos semicerrados e boa semiaberta.

Quadro 5: Panorâmica de uma plataforma de petróleo escoando o líquido negro em alto mar. Muitos peixes e algumas baleias estão boiando mortos em alto-mar. Há um pássaro sujo de óleo em um dos cantos da plataforma, olhando para o horizonte.
Balão recordatório (narrador-personagem): Vazamento de óleo rompe a estrutura geológica em alto mar.

Quadro 6: Plano médio do mendigo esquálido acendendo um fumo (crack) com um fósforo numa lata de Coca-Cola light. Os olhos dele estão fechados e ele está sugando a fumaça.
Balão recordatório  (narrador-personagem): Não, não vamos parar.


PÁGINA 4
Quadro 1: Panorâmica. Bárbara, personagem com 32 anos, cabelos castanhos cacheados, e um fio de barba. Ela tem em média 1,65 e 49 kg (magra). Está vestido com uma sobrecasaca listrada de vermelho e amarelo. Ela está sentada em frente ao piano que fica dentro de seu trailer, olhando para a partitura. Está tocando o piano. O quarto está bem organizado. Há um violoncelo em um dos canto da parede. Há também um violino pendurado na parede. Sua cama, logo atrás do piano, está com o lençol dobrado em estilo. Ao lado da cama, uma mesa de cabeceira com uma foto envelhecida de uma mulher gorda e forte segurando uma criança no colo.  É a foto do nascimento de Bárbara (que já tinha um pelinho no rosto). As tonalidades de seu quarto são amareladas. Na porta, ao lado do piano, vê-se a sombra da lona do circo. Sugere-se que o personagem está dentro de seu trailer, que é sua casa.

Quadro 2: Close. Bárbara está de olhos fechados. Está encostada com o queixo em seu colo. Infere-se que está em um momento inspirado, tocando o piano.  

Quadro 3: Close. Bárbara está de olhos abertos continua tocando, só que com o queixo livre, apontando para cima. Vemos o pelo sobressalente. Em seu gesto, infere-se que é vaidosa e perfeccionista.

Quadro 4: Plano médio de Bárbara de costas tocando o piano. Há um vulto atrás dela, olhando-a tocar o piano com ênfase. O homem está vestido com uma sobrecasaca listrada (similar à de Bárbara) nas cores azul e roxo, só que mais apagadas que Bárbara. É como se ele tivesse meio apagado (pois é um fantasma), mas possui a forma similar à de Bárbara. Os cabelos são cacheados, castanhos, com corte similar ao dela.  Ele está com um leve sorriso no rosto. Infere-se que está se sentindo orgulhoso.


PÁGINA 5
Quadro 1: Panorâmica de um campo vago, com pequenas partes ainda de natureza viva. Como se esse campo de natureza mínima ainda viva tivesse em um dos lados da cidade, distante do circo. Ao fundo, o sol escuro ameaça um pequeno brilho amarelo. No chão vemos um vulto sentado em posição de lótus, de frente para o sol, na beira de um penhasco. É o vulto de Zé, um velho negro de estatura mediana, que não possui braços.  Está vestido com um turbante branco e uma cueca branca (um pano amarrado).

Quadro 2: Plano médio de Zé de costas. Sentado olhando para o sol em posição de lótus. Está fazendo a sua meditação matinal.

Quadro 3: Close do rosto de Zé com os olhos fechados. Sua face está relaxada, seus olhos estão fechados e sua boca está com um leve sorriso no rosto. Infere-se que está meditando. Há um pequeno olho brilhoso no meio da testa (como se estivesse com o terceiro olho ativado).

Quadro 3: Subjetiva de Zé se imaginando sentado no centro do sol como um deus hindu Shiva e seus vários olhos e braços se movimentando em luz completa no meio do céu.
Balão sonoro: Plim! Pliim! Pliiim!

Quadro 4: Close de Zé de olhos abertos arregalados. Ao fundo há a lona do circo. Há uma pequena fumaça saindo pela ponta inferior.
Balão de fala: “Ouço o barulho do sino dourado Mirim ou isso é um alerta de incêndio?”

Quadro 5: Plano médio de Bipo de pé olhando a fumaça sair pela lona superior do circo. Está com um grande sorriso no rosto. Seus olhos estão brilhando e seu anel está incandescente, com luzes multicolores que irradiam.
Balão de fala: “Se o circo pegar fogo, nós salvaremos o fogo!”

Sem comentários:

Enviar um comentário