segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CRISE DA MAGIA - ou porque devemos resgatá-la

"as coisas concretas deixaram de ser transubstanciações do divino, do sagrado e foram absorvidas pela lógica
da produção industrial e transformadas em produtos mercantis."

"a tentativa de dominar a natureza nasce com o pensamento mágico".

"as sociedades arcaicas concebiam magia e tecnologia como sendo praticamente a mesma coisa, já que todo saber fazer era prerrogativa dos sacerdotes ou xamãs instruídos pelos deus".

"... magia e tecnologia possuem a mesma motivação inicial, diferenciando-se não na finalidade, mas na maneira e nas ferramentas de execução, e especialmente, na fonte de onde emana o seu poder de intervir na realidade."

CRISE: SOMOS INCAPAZES DE DAR UM VALOR SIMBÓLICO AS COISAS DO MUNDO E AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS?
ESTAMOS NOS TORNANDO INCAPADES DE REALIZAR ATIVIDADES APARENTEMENTE BANAIS, COTIDIANAS, COMO O PREPARO DE ALIMENTOS - COZINHAR?


"Há tempos nossa sociedade não se pergunta mais pelas coisas, pelo que elas são, por quais suas motivações, a única pergunta ... Como fazer, como utilizar, como consertar, como acertar nos testes: a vida quase se reduz a uma sensação constante de treinamento para tudo e para coisa alguma."

ASSISTIMOS AO TRIUNFO DA RAZAO TECNOLÓGICA E A AUSÊNCIA DE REFLEXÃO CRÍTICA
HOMENS-MÁQUINA
PRODUÇÃO EM SÉRIE
SEMPRE MOTIVADOS PELA LÓGICA DE PRECISAMOS CRIAR AINDA MAIS PRODUTOS

RESULTADO:
PESSOAS EM SÉRIE.
INDIVIDUALIDADE NULA OU AUSENTE.
ESTÉTICA DA SERIAÇÃO.
INDUSTRIALIZAÇAO DO ESPÍRITIO (ver Edgar Morin)
PESSOAS HIPNOTIZADAS.

ESTAMOS ENFEITIÇADOS PELA AÇÃO MÁGICA DE IMAGENS ELETRÔNICAS?
PESSOAS SÃO USUÁRIOS
OS PERSONAGENS DO CIRCO SE CONTRAPOEM A ESSA REALIDADE - são capazes de interagir com SENTIMENTOS, INTUIÇAO, DEVANEIOS, SONHOS).

(imagem do público: todos são iguais, estão hipnotizados pelo espetáculo elétrico e se negam a frequentar ou ter um contato a realidade - o circo?. toda noite sonham o mesmo sonho - o sonho das máquinas - sonhos pré-sonhados.)

DE QUE FORMA O CIRCO DO BIPO PODE SER TRADUZIDO EM UMA NARRATIVA QUE REPRESENTE O RETORNO DO ENCANTAMENTO DO MUNDO?


- OS PERSONAGENS SE RELACIONAM COM O PRÓPRIO CORPO, COM A NATUREZA CONCRETA E AS LIMITAÇÕES DELA.
- A VISÃO DE MUNDO DO MUNDOS BROTA DA TERRA - E DAS ESFERAS DA VIDA (nao da máquina).
- QUANDO ELES PRECISAM DE DINHEIRO - O DINHEIRO EXISTE? O dinheiro pode ser um objeto INVISÍVEL, representando a imaterialidade da economia.

"todos sabemos o longo trabalho do catolocismo para apagar a relação simbólica dos pagãos com a terra e com os cultos que envolviam os deuses da natureza - processo que culminou na inquisição".

OS DEUSES - e seres encantados da natureza - NAS CULTURAS PAGÃS HABITAVAM MARES, TERRAS, GRAOS...

E SE OS PERSONAGENS CENTRAIS FOREM OS 4 ou 5 elementos (água, ar, fogo, terra, ÉTER/ALMA? e os humores estiverem diretamente relacionados com as características do elemento que representam?

E SE O ANEL DO BIPO REPRESENTAR O APRISIONAMENTO DO ESPIRITO DO HOMEM A MAQUINA/ AS COISAS MATERIAIS?

"o sobrenatural constrói seu valor sobre os destroços do natural, após dele ser dissociado".

"Frankenstein talvez seja a imagem mais emblemática desse encantamento tecnológico, dessa fé na eletricidade e na tecnologia que dela se mantém."


DIÁLOGOS DO BIPO COM O ARTIGO "A DISSOLUÇÃO DO OUTRO NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA".

Sem comentários:

Enviar um comentário